Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

muito diferente.










                                         

do blog de Fabrício Carpinejar

"Eu sou mais o desaforo do que o elogio."

"Se eu tivesse sido feito para calar, não gemia"

"Não me poupo nenhum sofrimento, muito menos a alegria do sofrimento. Engolir a dor dá soluço. Se só bebesse água potável, não beberia minha vida."

"Quero acreditar que me abandonei por convicção. Sou do outro mundo para me espiar em segredo."

"O que eu vou ser quando crescer é o que não tive tempo de fazer na infância."

"Eu me sinto difícil. Eu sou embaralhado de desejos."

"Sempre me falaram que não é aconselhável acordar um sonâmbulo. O sonho sabe melhor o caminho de volta do que o próprio sonhador."

"Confundo a xícara com o peso de tua mão. As palavras formam a boca, não o contrário. Vou dormir até mais tarde em teu rosto. Se alguém fala sem pensar, não deves pensar ao ouvir. Nem os telhados são tão parecidos quanto a gente."


                                                               

um pouco de misticismo






AS CORRENTES MÍSTICAS NA MAÇONARIA

Misticismo é uma filosofia que existe em muitas culturas diferentes e que se reveste de várias formas.

Misticismo, infelizmente, é muito confundido com superstição, irracionalidade, burla, confusão mental, ilusionismo, idolatria e outros adjetivos não muito favoráveis. Porém, em seu sentido original, o termo vem emprestado do Egito, do seu conhecimento arcano r

elativo aos mistérios.

Misticismo vem de “mistério”. Esse mistério não é o que se pretende intencionalmente ocultar de alguém, mas o mistério que é inerente a própria natureza das coisas. Assim, a palavra mistério não se refere àquilo que está escondido em algum lugar, mas a própria condição de intocável, de inefável ou de imperceptível pelos sentidos habituais. A mística se refere a uma experiência de relação direta e imediata com a divindade, o plano divino e também com seus arquétipos.

Misticismo também é definido como uma disposição para se acreditar no sobrenatural. Porém, sabemos que o sobrenatural é o natural inexplicado, ou seja, quando observamos um fenômeno psíquico incompreensível, algo que escapa totalmente a nossa visão sobre as leis naturais, como por exemplo o fenômeno da levitação observado em alguns religiosos cristãos antigos ou em alguns místicos yogues, procuramos taxar isso de sobrenatural. Porém, o que está por detrás da produção desta faculdade é regido por leis naturais que ainda não podemos entender. Por isso, alguns chamam de sobrenatural, outros podem considerar um “milagre”.

Místico é todo aquele que concebe a não-separatividade entre o Universo e os seres. A Essência primordial da vida, ou Consciência Cósmica, ou Deus como costumamos chamar – ao contrário do que se pensa – não está nem nunca esteve separado de qualquer coisa.

O místico é aquele que busca ou que já mantém um contato direto com a realidade, sem intermediários.

O místico procura a presença do Ser Supremo e Real, ou do inefável e incognoscível em si mesmo, nas profundezas de seu ser, e dessa forma, pode perceber todas as coisas como sendo parte de uma infinita e essencial Unidade de tudo o que existe.

O misticismo é a realidade do amor do homem por Deus e da união do homem com Deus. É um hino à Subjetividade, um hino à Objetividade e um hino à Felicidade ou União. Sua essência é uma com o Absoluto e o Infinito.

Jalal-ad-Din Rumi, um dos maiores místicos do Islã e um dos maiores poetas místicos de todos os tempos diz:

Não sou nem cristão, nem judeu, nem parse, nem muçulmano. Não sou nem do Oriente nem do Ocidente, nem da terra nem do mar... Deixei de lado a dualidade e vi que os dois mundos são um. Busco o Um, conheço o Um, vejo o Um, invoco o Um. Ele é o Primeiro, Ele é o Último, Ele é o Exterior, Ele é o Interior
.
 — com Mercurio Trezedezenove.