Powered By Blogger

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

as cores do sonho

head> As cores do sonho

VÉRONIQUE MEIGNAUD: AS CORES DO SONHO

publicado em artes e ideias por 

A arte nos faz ver mundos imaginários onde seres ganham forma e as cores fogem da rotina. O artista é um inventor de mundos, alguém que se preocupa com o que pode ser, convidando a olhar pela fechadura da imaginação. Esse é o trabalho da artista francesa Veronique Meignaud, que alça voo sobre a ilustração e o digital criando um banquete para os olhos.


arte, ilustração, Meignaud, Veronique
© Véronique Meignaud "Secret", www.v-meignaud.com.

Cores vibrantes, traços suaves que se confundem em várias formas, união de figuras e cores que formam novos personagens, cenários e paisagens – essa é a arte de Veronique Meignaud, artista francesa. Inventora de cenários quase infantis em sua coloração mas complexos em temática. A utilização de figuras femininas é também reveladora: cores vivas e nu sobre formas arredondadas que sensualizam ao mesmo tempo que desvelam sobreposições que compõem um mesmo tema. Veronique nos provoca com imagens que em muito lembram as pinturas surrealistas, os tons oníricos e a invenção de novos mundos possíveis pela imaginação e criatividade.
Veronique capta em seus desenhos a complexidade feminina, a loucura organizada de cada um(a) que guarda em si muitos mundos (surreais) possíveis. Vistos de fora, podem ser monstros, mas um olhar minucioso revela a beleza, deixando escapar o que não pode ser dito, apenas admirado. Não se traduz em palavras fiéis o que a imagem revela, suas nuances, margens e hibridismos. Compreende-se sem a lógica máxima das palavras. O exercício máximo das artes visuais é alcançado: obrigar ao contato com a obra, conseguir que nada do que é dito possa revelar o que somente o olhar é capaz de alcançar.
A escolha de temáticas que brincam com o imaginário, o surreal, o onírico, não provoca desconforto - muito menos se estiver acostumado com a invenção de mundos fantasiosos em filmes e, principalmente, em games. Talvez não por acaso Veronique tenha contribuído com a concept-art de jogos virtuais e de cards (mais pode ser visto em seu website). Sua arte traça um diálogo com temas conhecidos, porém incorpora elementos atuais, cores vivas trabalhadas digitalmente onde é notável a influência de histórias fantásticas e mundos construídos vagarosamente na literatura de fantasia e em filmes. Veronique é uma artista de seu tempo que utiliza as linguagens atuais como instrumento de arte e criatividade.
Todas as imagens podem ser encontradas em seu site pessoal

além de muitos outros trabalhos. Vale a visita!
arte, ilustração, Meignaud, Veronique

© Véronique Meignaud "Pannacotta", www.v-meignaud.com.
arte, ilustração, Meignaud, Veronique
© Véronique Meignaud "Silêncio", www.v-meignaud.com.
arte, ilustração, Meignaud, Veronique
© Véronique Meignaud "Marguerite", www.v-meignaud.com.
arte, ilustração, Meignaud, Veronique
© Véronique Meignaud "Somedays", www.v-meignaud.com.
arte, ilustração, Meignaud, Veronique
© Véronique Meignaud "Orle", www.v-meignaud.com.


larissacouto
larissa couto estuda para ser Filósofa, Leio para ser escritora e Penso para ser eu mesma - ou ao contrário.


Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2012/12/veronique_meignaud_as_cores_do_sonho.html#ixzz2FPJQMw8n