Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Os Infernos de Dante


por  em 30 de ago de 2013 às 03:35 | 1 comentário
A primeira parte da Divina comédia em vários pontos de vista


Índice.jpgIl sommo poeta Dante Alighieri criara entre os anos de 1304 a 1321, um dos maiores clássicos da Literatura mundial, na época chamada de Comedia (nome dado a obras que utilizavam uma linguagem mais popular) e depois batizada por Boccaccio como A Divina Comédia. A obra poética é dividida em três partes; Inferno, Purgatório e Paraíso. A composição do poema é baseada no simbolismo do número 3, que lembra a Santíssima Trindade, assim como também o equilíbrio e a estabilidade em algumas culturas, e que também tem relação com o triângulo. Possui três personagens principais: Dante, que personifica o homem; Beatriz, a fé; e Virgílio, a razão. Cada estrofe tem três versos e cada uma de suas três partes contém 33 cantos.
Os três livros da Divina Comédia são divididos em 33 cantos (sendo que o Inferno possui um canto a mais que serve de introdução ao poema), com aproximadamente 40 a 50 tercetos. No total, são 100 cantos e 14.233 versos. Os lugares de cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 (por sua vez, o número 3 elevado à terceira potência). Os três livros rimam no último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa "estrelas".
Só que a parte mais famosa da obra de Alighieri chama-se Inferno, a viagem dele ao mundo dos espíritos inferiores rendeu muitas obras de diversos artistas até os dias de hoje, vamos relembrar as principais:

Mapa do Inferno – Sandro Botticelli
20_overlay_20034_0.jpg
Essa pintura mostra a região do Malebolge, oitavo círculo do Inferno de Dante, Botticelli aqui retrata com perfeição nos detalhes os 10 fossos onde sedutores, aduladores, simoníacos, adivinhos, corruptos, hipócritas, ladrões, maus conselheiros, semeadores da discórdia e traidores penam e pagam seus pecados.

As três sombras – Auguste Rodin
010e11ae837816d83c6fa561715b5155_view.jpg
Escultura em Bronze do século XIX, Rodin se inspirou nas almas dos condenados na entrada do Inferno.

O círculo da Luxúria: Paolo e Francesca – William Blake
blake2.jpg
Blake se inspirou no Canto III de Inferno, onde Dante desmaia após o relato de Francesca no segundo círculo onde as almas que pecaram por luxúria são agitadas como turbilhões de vento.
Dante e Virgílio – William Bouguereau
William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_Dante_And_Virgil_In_Hell_(1850).jpg
Bouguereau retratando Dante e Virgílio seu guia vendo homens nus atracados em combate
Dante perdido na Floresta – Gustave Doré
Floresta.jpg
Remete ao primeiro canto onde Dante se encontrava perdido em meio a uma selva escura.

O Reino dos penitentes – Salvador Dalí
dali6.jpg
Dalí foi encarregado em 1957 pelo governo italiano a fazer 100 aquarelas que ilustrariam a Divina Comédia de Dante, em comemoração aos 700 anos do nascimento do famoso poeta.
Inferno – Dan Brown
inferno-dante-danbrown-ligiabraslauskas-700.jpg
Quarta história da saga do professor de Simbologia e Iconografia de Harvard, Robert Langdon. No livro, Langdon acorda de um pesadelo, num hospital, completamente desnorteado ele não tem a menor recordação das últimas 36 horas. Ao longo da história se vê na missão de desvendar uma verdadeira caça ao Inferno, através de pistas em famosas obras e com a ajuda da jovem e encantadora médica Sienna Brooks.

http://lounge.obviousmag.org/culturiar/2013/08/os-infernos-de-dante.html