Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Fotos de antigas estrelas de Hollywood

fotos antigas de estrelas de Hollywood GEORGE HURRELL, O INVENTOR DE HOLLYWOOD

 publicado em fotografia por vitor dirami

Se durante décadas Hollywood sustentou uma aparência de glamour, luxo e sedução, os estúdios e seus artistas deviam esta imagem a George Hurrell.

Hurrell contribuiu para a criação da imagem daquelas que ficariam conhecidas como 'divas inalcançáveis' - as grandes atrizes do cinema que eram consideradas deusas da tela. Naquela época, os estúdios de Hollywood queriam e faziam tudo para que o público observasse seus astros de longe, - não que o objetivo final tivesse qualquer caráter altruísta, de resguardar a vida privada dos atores. O propósito era que quanto mais distantes do público, mais intocáveis seriam os artistas, logo, mais manipuláveis pelo sistema dos estúdios.

 Sua fotografia sempre em preto e branco e de alto contraste fez escola. Hurrell podia usar elementos como os cabelos das atrizes, ou seu própria figurino, para criar a atmosfera de requinte e opulência necessárias. Não raro, também utilizava elementos cênicos nos retratos, como um tapete de urso, um divã ornado, e o quase onipresente cigarro. Há uma carga de sensualidade em algumas de suas fotografias. Seu trabalho tornou-se tão apreciado que alguns artistas chegaram a recusar terminantemente serem fotografados por outro profissional que não fosse George Hurrell (Norma Shearer foi um desses casos).

 Mas também houve quem não gostasse de seu trabalho. Greta Garbo foi fotografada por ele uma única vez, em uma sessão publicitária para o filme Romance, de 1930. Infelizmente, para o azar de Hurrell, ele pegou a diva sueca em um péssimo dia e a sessão de fotos não correu bem. No fim, mesmo que ele tenha obtido algumas fotografias fenomenais, Garbo decidiu que não gostava do estilo de trabalho dele e se recusou a fotografar com George Hurrell pelo resto de sua carreira.
01_norma_strangers_01.jpg
© Norma Strangers, cHurrellphotos.com.

02_norma_shearer_02.jpg
© Norma Shearer, cHurrellphotos.com.
03_ann_sheridan_03.jpg
© Ann Sheridan, cHurrellphotos.com.

04_joan_crawford_04.jpg
© Joan Crawford, cHurrellphotos.com.
05_greta_garbo_05.jpg
© Greta Garbo, cHurrellphotos.com.
06_greta_garbo_06.jpg
© Greta Garbo, cHurrellphotos.com.

08_Jean_harlow_08.jpg
© Jean Harlow, cHurrellphotos.com.

07_greta_garbo_07.jpg
© Greta Garbo, cHurrellphotos.com.

09_johnny_weismuller_and_maureen_tarzan_escapes_09.jpg
© Johnny Weismuller e Maureen, cHurrellphotos.com.
10_buster_keaton_10.jpg
© Buster Keaton, cHurrellphotos.com.

11_joan_crawford_11.jpg
© Joan Crawford, cHurrellphotos.com.
12_joan_crawford_12.jpg
© Joan Crawford, cHurrellphotos.com.
13_clifton_webb_13.jpg
© Clifton Webb, cHurrellphotos.com.
14_barbara_stanwyck_14.jpg
© Barbara Stanwyck, cHurrellphotos.com.

Em 1965, a inclusão de algumas de suas fotografias na exposição "Glamour Portraits" no Museu de Arte Moderna de Nova York, causou um repentino revivalismo e interesse do público pelo trabalho do lendário fotógrafo. Pelo restaste dos anos 60 e 70, George Hurrell continuou trabalhando como fotógrafo freelancer na produção de vários filmes e revistas e fotografou inúmeras celebridades, como Cher, Raquel Welch, Farrah Fawcett e John Travolta. Hurrell se aposentou oficialmente em 1976, mas continuou trabalhando até bem perto de sua morte. Sharon Stone e Brooke Shields foram duas atrizes que Hurrell considerava terem o típico glamour que ele gostava de fotografar. Ele trabalhou com elas várias vezes durante os anos 80.
Consagrado, prestigiado, com exposições realizadas por todo o mundo, leilões recordes de seu trabalho e livros best-sellers lançados, George Hurrell morreu, vítima de um câncer, em 1992, aos 82 anos de idade. Em seu leito de morte, quando seus médicos vieram lhe dar a notícia de que talvez tivesse somente mais um dia de vida, Hurrell respondeu - "Bem, a festa acabou. Hora de ir para casa."
  4 
 
  0  8

vitor dirami é a inquietação por excelência, está sempre em busca do "algo a mais", e espera estar levando um pouco mais de magia aos seus leitores.


Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2013/02/george_hurrell_o_inventor_de_hollywood.html#ixzz2LZda7Si7