Powered By Blogger

terça-feira, 19 de março de 2013

Ir para a cama sem jantar, nem pensar.




Ir para a cama sem jantar, nem pensar!

O jantar é a última refeição antes de dormir. Depois dela, ficamos cerca de oito horas sem comer. Mas, durante o repouso, nosso corpo continua trabalhando para manter funções vitais como respiração e circulação. Por isso, mesmo durante a noite, o organismo deve contar com o combustível necessário para fornecer a energia de que ele precisa para executar essas tarefas. Entretanto, para não comprometer a digestão e, consequentemente, o sono, evite ingerir grandes quantidades de alimentos e dê preferência a refeições mais leves. É aí que entra a importância de um jantar saudável e equlibrado! Confira as sugestões:

- Sopas: Aquecem o estômago, satisfazem o apetite e podem ser muito nutritivas. Inclua nas receitas carnes (como músculo cozido), massas, legumes e verduras variadas, e procure acrescentar pouca gordura.

- Saladas: Coloridas e saborosas, podem até ser o carro-chefe da noite. Lance mão de verduras, legumes, frango grelhado, ovos cozidos, croûtons, frutas...

- Sanduíches: Pão integral, queijos magros, presunto ou peito de peru, folhas de alface, rodelas de tomate e pronto! Você tem uma refeição balanceada, saborosa e prática!

- Bebidas: Evite consumir refrigerantes, cafés, chá preto e bebidas que contenham cafeína. Eles são estimulantes e podem atrapalhar o sono. Suco de maracujá e infusões (chás de ervas como cidreira, camomila, entre outros) são boas opções para depois do jantar.

Atenção: Se você gosta de comer arroz, feijão, carne e salada na última refeição do dia, fique atento ao horário em que come para conseguir fazer a digestão de maneira correta e evitar a sensação de peso no estômago ao se deitar. Neste caso, o ideal é alimentar-se três horas antes de ir para a cama.