Na escola, durante as aulas de história, nós aprendemos que Cristóvão Colombo foi o grande descobridor da América, só que essa história está totalmente errada.
O verdadeiro descobridor da América foi Leif Eriksson, um viking, que chegou aqui por volta do ano 1000, quando desembarcou no norte do continente. E depois dele outro viking apareceu, Bjarn Karlsefni, que aportou por essas bandas por volta de 1010. Cristóvão só chegou em 1492.
Há muito tempo as lendas dos vikings falavam de uma terra chamada Vinland, mas ninguém sabia onde ela ficava. Só que alguns estudos acabaram mostrando a verdade: A lendária Vinland era na verdade a América.
Mas como descobriram que eles chegaram aqui antes de Colombo?
Bem ao norte de nosso continente (em Maine, nos EUA), foram encontrados vestígios de um antigo assentamento Viking e depois de ser feita a datação do lugar, utilizando-se da técnica chamada carbono 14, foi possível descobrir o lugar tinha mais ou menos mil anos de idade.
Assim os relatos dos vikings sobre a viagem de Leif Eriksson ganharam uma base. Estudos mais profundos mostraram que aquele assentamento antigo tinha as mesmas características de outros acampamentos vikings pelo mundo. O que prova definitivamente que eles devem ter sidos os verdadeiros descobridores da América.
Então se alguém lhe perguntar quem descobriu a América, você pode responder sem pensar: Leif Eriksson. Afinal o que nos ensinaram na escola estava errado e Colombo não descobriu nadinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário