sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Bonequinhas de luxo
ANNA BOURS: A CASA DAS BONECAS
publicado em design por inês petiz
© Anna Bours, "Dollhouse".
Dollhouse é fruto da mente criativa de Anna Bours. Com um ar feminino e angelical, Anna esconde uma personalidade forte e destemida que a tem levado longe. Formada em design gráfico, na Holanda, sua terra natal, partiu para Barcelona para se estabelecer e trabalhar. Traçando um caminho pela moda através da criação de padrões e ilustração para marcas de roupa, teve a coragem de dar o grande passo – despediu-se. E, após uma viagem de quatro meses pelo sudeste asiático, onde absorveu e registou a beleza das feições, das flores, das paisagens e dos templos, regressou carregada de fotografias e esboços, mal contendo a excitação de finalizá-los e transformá-los em belíssimas ilustrações.
As cores, principalmente outonais, andam pelos castanhos, laranjas e vermelhos, pontuados de azuis, roxos e lilases. Os desenhos são trabalhos de linhas detalhadas e fluidas, criados com lápis e aguarelas, para um efeito mais forte e, posteriormente, digitalizados, coloridos e sombreados no Illustrator e no Photoshop, obtendo-se ilustrações únicas com esta combinação de técnicas que alia o melhor dos dois mundos. Os rostos, quadrados, sardentos e corados, com olhos rasgados e sem cana do nariz, traduzem subtilmente a influência oriental que lhes deu origem. Já os ricos padrões florais aliam a sua experiência com a criação de padrões ao seu fascínio pelas flores que encontrou em viagem.
© Anna Bours, "Dollhouse".
Se a viagem que alterou a sua vida e, sobretudo, a fez desenvolver o seu estilo de ilustração, não for inspiração suficiente, tal não é verdadeiramente um problema pois, vivendo entre a Holanda e Barcelona, duas capitais das artes e da moda, basta-lhe pôr um pé fora de casa para se sentir rodeada por novos estímulos visuais. Como influência no seu trabalho e, acima de tudo, na sua decisão de se tornar ilustradora de moda, destaca o também ilustrador António Lopez, com quem gostaria de ter tido oportunidade de colaborar. Segue também várias publicações de moda e alguns bloggers, apreciando a forma como não só as grandes instituições da área, como a Vogue, partilham notícias inspiradoras, mas também os seguidores mais anónimos partilham as suas opiniões livremente.
© Anna Bours, "Dollhouse".
A colaboração com revistas de moda é um dos seus trabalhos favoritos, destacando a primeira vez que viu o seu trabalho publicado numa revista francesa como um momento alto na sua carreira, a concretização de um sonho que, até ali, sempre lhe parecera distante. Tendo cada vez mais propostas de colaboração e trabalhos à comissão, procura ainda um lugar no mundo da ilustração de moda, onde o seu nome e o seu trabalho sejam reconhecidos mundialmente. Tendo começado a Dollhouse há poucos anos, sabe que é um processo feito de pequenos passos que a levarão longe. Para já, no seu horizonte mais imediato está a possibilidade de dar um suporte físico às suas bonecas, aplicando-as a peças do têxtil e do calçado que possam ser vendidas internacionalmente.
© Anna Bours, "Dollhouse".
© Anna Bours, "Dollhouse".
© Anna Bours, "Dollhouse".
© Anna Bours, "Dollhouse".
© Anna Bours, "Dollhouse".
© Anna Bours, "Dollhouse".
© Anna Bours, "Dollhouse".
© Anna Bours, "Dollhouse".
© Anna Bours, "Dollhouse".
© Anna Bours, "Dollhouse".
© Anna Bours, "Dollhouse".
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2012/09/anna_bours_a_casa_das_bonecas.html#ixzz2KzWH4nk2
Assinar:
Postagens (Atom)