FENÓMENOS DA NATUREZA: AURORAS POLARES
publicado em fotografia por diana guerra | 51 comentários
Se calhar nunca viu nenhuma aurora polar. Muito provavelmente até nem sabe do que se trata. O fenómeno óptico é bastante raro e apenas pode ser observado nos céus das zonas polares. Ocorre devido ao impacto de partículas de vento solar na alta atmosfera da Terra. Quanto ocorre no hemisfério norte, chama-se aurora boreal e acontece normalmente nos meses de Setembro, Outubro, Março e Abril. Quando ocorre no hemisfério sul, chama-se aurora austral.
Denominações científicas e astrológicas à parte, as auroras resultam em paisagens nocturnas estonteantes onde se destacam os céus com cores quase psicadélicas. Verde, vermelho, azul e violeta são as tonalidades presentes nestes cenários que resultam da interacção de átomos de nitrogénio, oxigénio e do vento solar.
As auroras não são, no entanto, fenómenos exclusivamente naturais ou terrenos. Acontecem também em outros planetas do sistema solar, como Júpiter, Saturno, Marte e Vénus e podem ser recriadas através de explosões nucleares, como aconteceu no teste nuclear americano de Starfish Prime, em 1962. Galileu Galilei foi um dos primeiros grandes investigadores das auroras tendo, inclusivamente, baptizado a boreal, do hemisfério norte. As imagens que se seguem foram aprimoradas digitalmente mas os céus são reais e raros. A ver, pelo menos uma vez na vida.
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2010/01/fenomenos_da_natureza_auroras_polares_1.html#ixzz2I95uPpFg
Nenhum comentário:
Postar um comentário